Amor à Sobrames

SP Venceu[*]

“Aquele que sabe vencer-se na vitória é duas vezes vencedor.”

Públio Siro (-85 a -43 a. C.), poeta da antiga Roma.

Realizou-se, no dia 21 de setembro, por ocasião do 18o aniversário da nossa regional, mais uma eleição para a renovação dos membros que dirigirão a entidade no biênio 2007-2008. Foi uma memorável reunião com expressiva presença de nossos associados. O recinto, tradicionalmente no primeiro andar da Pizzaria Bonde Paulista, estava repleto, não somente de participantes, como também de calor humano e muito entusiasmo, para não dizer verdadeira euforia, que emanava de todos e a todos simultaneamente contagiava.

A nosso ver tivemos dois grandes e verdadeiros presentes: duas novas filiações de colegas médicos. A primeira de Roberto Antonio Aniche, ortopedista e médico do trabalho, que já estivera na tertúlia de agosto como convidado do alegre amigo Carlos Galvão, e José Alberto Vieira, anestesista e especialista em dor, que estava acompanhado de sua esposa, Fátima, dermatologista. O casal, nosso convidado, trouxe suas duas filhas, Lívia e Marília, comprovando que nossas reuniões são informais, caseiras, descontraídas e fraternas.

Embora a nossa chapa Amor à Sobrames – SP fosse única, ela venceu com a totalidade dos votos. O fato de não ter havido votos nulos ou brancos comprovou não somente a adesão unânime dos membros, mas, em contrapartida, aumentou muito a responsabilidade da diretoria, pois a confiança nela depositada foi irrestrita.

Palavras pronunciadas de improviso podem receber interpretações diferentes, quando não, caírem no esquecimento coletivo. Sobretudo por constituirmos uma sociedade de escritores, talvez valha a pena recordar o que presenciamos e dissemos brevemente após o escrutínio.

Foram muito significativas e indeléveis as palavras de Flerts Nebó – “eu amo esse garoto” – ao nos conceder o microfone. E sem a menor louvaminhice, testemunhamos que o nosso carinho e amor – meu e da Aida Lúcia, minha esposa –, por ele e pela dona Madalena, sua esposa, são de reciprocidade fraterna, ao mesmo tempo que filial.

Durante a sessão recebemos muito apoio, carinho e estímulo de todos os participantes, o que nos deixou muito sensibilizados. Entretanto, reafirmamos que a Sobrames – SP não deve ser confundida com seu presidente ou com sua diretoria, servidores seus meramente passageiros no tempo. Particularmente, o presidente que assumirá a entidade no próximo janeiro é desprezível, sendo sua pequenez muito atenuada pela grandeza dos participantes da diretoria executiva, do conselho fiscal e de seus suplentes.

Com certeza, a Sobrames – SP contará em sua chapa com uma mescla de membros maduros e experientes, sendo três deles seus ex-presidentes (Flerts Nebó, Carlos Augusto Ferreira Galvão e Helio Begliomini); dois deles abnegados participantes da diretoria anterior, a fim de que não haja solução de continuidade (Maria do Céu Rodrigues Louzã e Marcos Gimenes Salun); além de sócios antigos e muito presentes nas nossas Pizzas Literárias (Luiz Jorge Ferreira, Geovah Paulo da Cruz e Helmut Adolf Mataré). Mas o que mais deve ser destacado é o sangue novo, muito fervente e borbulhante de quatro novos colegas, cheios de promessas, que jamais participaram de tábua diretiva da entidade, apesar de três deles, não serem sócios novatos. Torna-se muito oportuno destacá-los: Josyanne Rita de Arruda Franco, embora more em Jundiaí, está muito empenhada em participar e ajudar; Ligia Terezinha Pezzuto – Como foi recompensador saber que ela havia chegado por primeiro na última Pizza Literária, e ter muito ajudado na organização da tesouraria e da secretaria, embora ainda demande três meses para assumir oficialmente a sua pasta!; Arary da Cruz Tiriba, presença agradabilíssima, espírito viril e de pensamento fértil, que muito se dispôs a colaborar conosco; e Evanir da Silva Carvalho, o mais jovem em filiação e entusiasmadíssimo com idéias para compartilhar e implementar.

 

“Todas as vitórias ocultam uma abdicação” afirmou certa feita Simone de Beauvoir (1908-1986), escritora feminista francesa. Temos certeza de que todos esses colegas, que serão corresponsáveis pelos destinos da Sobrames – SP, saberão abdicar-se no próximo biênio para o engrandecimento da entidade.

Neste ensejo citamos todos os protagonistas da chapa Amor à Sobrames – SP, independentemente de serem da diretoria executiva, do conselho fiscal ou seus suplentes. Gostaríamos que, particularmente nesta gestão, acima dos cargos aos quais todos estarão estatutariamente atrelados, haja desprendimento em participação e que todos possam dar do melhor de si, com amor e por amor à causa da queridíssima Sobrames – SP. E nesta empreitada ficam, desde já, convidados e convocados, igualmente, todos os sócios da entidade.

Embora nossa chapa fosse única e, por conseguinte, inexoravelmente vencedora, saibamos ter a humildade de exercitar o brocardo de Públio Siro, pois se vencermos a nós próprios na vitória, superar-nos-emos e daremos à Sobrames – SP a condição de duas ou mais vezes vencedora, tornando-a maior e melhor.

————————————————————————————————————————————————

[*] O Bandeirante. Ano XIV – no 167 (outubro): 3-4, 2006. Escrito na condição de presidente eleito da Sobrames – SP para o biênio 2007-2008.

Obrigado!

Um site WordPress.com.

Acima ↑