Instituídos mais dois Prêmios na Sobrames- SP

“O esforço dirigido a um objetivo tem sempre por prêmio, com a consecução daquilo a que se aspira, a satisfação que o triunfo proporciona.” Thomas Wittlam Atkinson (1799-1861), arquiteto e escritor inglês.

Premiar é um verbo de dupla via. Premiar tem como sinônimo estimular, desenvolver, valorizar, enaltecer alguém através de sua obra ou feitos e ser premiado é ser reconhecido, merecido, ou distinguido entre seus pares.

Cada vez mais clubes de serviço, associações esportivas, empresas, entidades culturais, filantrópicas, científicas e profissionais, inclusive dentro das mais diversas sociedades de especialidades médicas, têm instituído concursos, a fim de fomentar entre seus participantes ou associados um maior empenho em suas tarefas, um maior rendimento na consecução de determinadas metas ou produção de melhores trabalhos. Por vezes, certos prêmios visam identificar virtuoses, reconhecer pessoas abnegadas que atuaram de forma exemplar, ou evidenciar profissionais que representaram de forma notória uma entidade ou um segmento associativo.

É próprio do ser humano querer receber afagos por aquilo que faz, sobremodo quando o realiza com distinção. Elogiar quando atitudes, projetos, empreendimentos ou trabalhos são meritórios é, ao mesmo tempo, observar, acompanhar, comparar, reconhecer e estimular pedagogicamente outras ações similares ou melhores do que aquela.

A prática de prêmios na Sobrames – SP data de 1997, quando, na gestão de Paulo Adolpho Leierer (1996-1998), foi instituído o concurso para “A Melhor Poesia do Ano”, que recebeu o nome de Prêmio “Bernardo de Oliveira Martins”, grande e alegre poeta de nossa regional que havia falecido há pouco tempo. Em 1999, na gestão de Walter Whitton Harris (1999-2000), foi instituído por analogia o concurso para “A Melhor Prosa do Ano”. Dessa vez, a diretoria que vigia resolveu homenagear alguém muito atuante, primordial, verdadeira viga-mestra para a entidade, e concedeu o nome de Prêmio “Flerts Nebó”, ao confrade que foi co-fundador, primeiro presidente e grande trabalhador pela causa da Sobrames – SP. Em 2003, no início da gestão de Luiz Giovani (2003-2004), foi criado o PrêmioSuperpizza”, que ocorre a cada trimestre com início no mês de janeiro. Trata-se de uma emulação que tenciona desenvolver a criatividade dos autores para que produzam seus textos em prosa ou verso a partir de um tema previamente sugerido.

Esses três prêmios são de cunho estritamente técnico, ou seja, os associados são avaliados pelo trabalho literário produzido. Desde quando planejávamos voltar à administração da entidade, tencionávamos criar dois novos prêmios de caráter participativo. A ideia foi amplamente discutida em várias reuniões oficiosas e oficiais da atual diretoria e democraticamente aceita.

Assim, foram criados os Prêmios “Melhor Desempenho na Sobrames – SP” e o Prêmio “Assiduidade”.O Prêmio “Assiduidade” será outorgado para aquele(s) membro(s) que participar(em) do maior número de Pizzas Literárias ao longo do ano, tendo duas modalidades: Grande São Paulo e Interior.

O Prêmio “Melhor Desempenho na Sobrames – SP” será concedido anualmente a um só membro que participar do maior número de atividades promovidas através ou apoiadas pela Sobrames – SP. No regulamento há uma discriminação de quais são as atividades passíveis de serem premiadas com os respectivos pontos. Foi decidido também que a pontuação será levada em consideração já a partir de janeiro de 2007, e seu gerenciamento ficará a cargo da 2a tesoureira, Ligia Terezinha Pezzuto.

A fim de homenagear sócios que representaram ou que ainda representam valores literários e/ou associativos à nossa entidade, cada membro da diretoria executiva e do conselho fiscal (titulares e suplentes) presentes nas reuniões da entidade, indicou secretamente três nomes que formaram uma relação de quatorze elegíveis. Foram obstados de serem indicados os nomes de Bernardo de Oliveira Martins, Flerts Nebó, por já terem seus nomes vinculados a prêmios anuais, e o de Helio Begliomini, por ser o atual presidente da Sobrames – SP e por ter sido o idealizador de tais honrarias.

Os quatorze diferentes nomes previamente indicados entraram numa cédula e, através de nova votação secreta dos membros da diretoria e do conselho fiscal (titulares e suplentes), foram apurados os dois mais votados. Assim, o Prêmio “Melhor Desempenho na Sobrames – SP” será chamado de Prêmio “Aldo Miletto” e o Prêmio “Assiduidade” receberá o nome de Prêmio “Rodolpho Civile”.

Com isso, verifica-se na regional paulista da Sobrames um reconhecimento a dois dentre tantos outros membros que ao largo de dezoito anos de profícua existência lhes são muito caros, ação lidimamente anti-iconoclasta, através da força da democracia, exercida serenamente dentro da diretoria e do conselho fiscal.

A atual diretoria espera que esses dois galardões venham não somente distinguir e reconhecer confrades e confreiras presentes e atuantes, mas também, fomentar maior participação associativa, fortalecendo assim, ainda mais, nossa entidade.


[*] O Bandeirante. Ano XV – no 173 (abril): 1, 2007.

Obrigado!

Um site WordPress.com.

Acima ↑