Mudanças Alvissareiras Para o Imuvi [1]

Eu posso fazer coisas que tu não podes, tu podes fazer coisas que eu não posso;

juntos podemos fazer grandes coisas.” Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), religiosa e fundadora da Congregação das Missionárias da Caridade, cujo carisma é o serviço aos mais pobres dos pobres.

Ninguém duvida que estamos vivendo há anos uma grave e prolongada crise econômica que tem afetado os mais variados segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços.

A área da saúde, que sempre viveu em situação restritiva e em seu limite, tornou-se ainda mais vulnerável, visto que nunca foi de fato, prioridade em nenhum governo.

Todos temos sentido na pele as retrações sofridas, quer pelas restrições impostas pelos convênios, quer pelo grande número de desempregados que perderam seus planos de saúde, quer pelas limitações econômicas impostas pela crise.

A diretoria do Instituto de Medicina Humane Vitae – Imuvi, ao longo dos últimos anos, não tem cansado de pesquisar e de buscar alternativas que pudessem superar os percalços vigentes, a fim de que males maiores não danificassem os 31 anos de profícua e bela história construída com muito sacrifício, tanto pelo seu corpo clínico quanto pelo elenco de seus funcionários.

Acreditando no ditado popular que diz que “União Faz a Força!”, foram realizados diversos contatos e analisadas várias propostas. Paulatinamente foi-se delineando, consensualmente, ao longo do tempo, uma composição benfazeja com o grupo que compõem a direção do Hospital San Paolo, que, diga-se de passagem, tem tido expertisee muito sucesso na administração de outros empreendimentos na área da saúde, quer na cidade de São Paulo, quer em Santos, que no Guarujá, e com planos para inauguração de um hospital também no município da Praia Grande.

A propósito, o Hospital São Paolo, que já dá oportunidade de trabalho a quase 800 funcionários diretos (!!!), está construindo celeremente uma novo edifício que ampliará muitíssimo e em breve tempo, sua capacidade de internação e de procedimentos cirúrgicos, com os mais modernos e pertinentes conceitos arquitetônicos, hoteleiros e técnicos.

Ao longo de diversas reuniões pudemos perceber que seria muito salutar se essa trajetória de sucesso administrativo do grupo diretivo do Hospital San Paolo pudesse se juntar à história de sucesso no pioneirismo que o Imuvi possui, na Zona Norte da capital, em medicina ambulatorial. Não se pode esquecer que ao longo de mais de três décadas o Imuvi amealhou um patrimônio ao redor de 450.000 pacientes cadastrados; ter realizado aproximadamente uns 2 milhões de consultas e um número maior ainda de diferentes tipos de exames, que proporcionaram a esta instituição um nome, que é referência na região, pois aqui, os pacientes são não somente tratados com ética e humanismo, mas também porque possui um corpo clínico competente e funcionários que vestem a camisa da instituição.

Assim, após diversas, harmoniosas e construtivas reuniões compete-nos comunicar com grande alegria, que a partir do dia 10 de junho de 2019, o Imuvi está sob a gestão administrativa do grupo do Hospital San Paolo, com a manutenção do seu corpo clínico e grupo de funcionários.

É também oportuno salientar que é intenção da nova gestão realizar a médio prazo uma ampla reforma na estrutura física, bem como a implantação de pronto-socorro aberto 24 horas. Todos acreditamos que essa parceria será benéfica não somente aos pacientes, mas também a todos que aqui trabalham e trabalharão.

Neste contexto e a seu modo torna-se oportuno recordar as singelas, mas sábias palavras de Helen Adams Keller (1880-1968), escritora, conferencista e ativista social norte-americana, sendo a primeira pessoa surdo-cega a conquistar um bacharelado: “Sozinhos faremos pouco; juntos podemos fazer muito”.

Que todos possamos compreender os tempos adversos hodiernos; nos unir e sermos protagonistas dessa nova etapa, tanto da história do Hospital San Paolo quanto da história do Imuvi!

_________________
[1]Boletim Doctor Line – no80 (abril-junho): 1-2, 2019.

Obrigado!

Um site WordPress.com.

Acima ↑