Dylmar Corrêa Baldoino da Costa, mais conhecido por Dom Dylmar, nasceu em 23 de outubro de 1918, na cidade de Canavieiras, na Bahia. Teve por pai, o médico doutor Coryntho Baldoino da Costa, e por mãe, a professora e poetisa Celina Corrêa Costa.
Leia mais: Dom Dylmar Corrêa Baldoino Costa 1918 – 1992Fez o curso primário no Ginásio Ipiranga da Bahia e no Instituto Bahiano de Ensino. Iniciou o curso ginasial no Ginásio do Estado da Bahia, complementando-o no Colégio Piratininga, na capital de São Paulo, onde se diplomou, obtendo o grau de bacharel em ciências e letras.
Cursou a Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo até o terceiro ano do curso de ciências sociais. Fez o curso de filosofia com os padres salesianos e com os padres beneditinos.
Dylmar Corrêa Baldoino da Costa foi professor de geografia, história, português, latim, francês, ciências naturais, e biologia nos cursos de ginásio, colégio técnico de contabilidade dos Colégios Batista Brasileiro, Bitencourt e São Salvador, na cidade de Campos, no estado do Rio de Janeiro, e das Escolas Técnicas de Comércio Floriano Peixoto, Dom Duarte Leopoldo, Carlos de Mendonça e Escola Paulista de Comércio, na capital de São Paulo.
Radicou-se na cidade de São Paulo. Foi ordenado padre pelo bispo Dom Carlos Duarte Costa[1], em 14 de agosto de 1945, e foi sagrado bispo para a Igreja Católica Apostólica Brasileira, em 5 de junho de 1969.
Tomou posse em 23 de março de 1968, como fundador da cadeira no 11 da ínclita Academia Cristã de Letras, tendo escolhido o padre José de Anchieta (1534-1597), como seu patrono.
Dom Dylmar Corrêa Baldoino da Costa foi articulista por muito tempo da secção religiosa do Diário de São Paulo, dos Diários Associados, na capital paulista. Foi autor de diversas obras, com destaque àquelas relacionadas ao cristianismo, tais como: “A Língua Vernácula no Culto Católico” (1959); “Padre José de Anchieta, o Missionário do Brasil” (1961); e “Bahia Imortal: Poema em Homenagem à Terra Natal” (1973).
Dom Dylmar Corrêa Baldoino da Costa exerceu com destaque e competência as atividades de professor, escritor, poeta e compositor. Faleceu em 15 de março de 1992, aos 73 anos.
[1] Dom Carlos Duarte Costa foi o fundador, em 1945, da Igreja Católica Apostólica Brasileira (Icab). www.academiacristadeletras.org.br/cadeira-n-11.html, maio de 2023.
Dom Dylmar era meu avô e padrinho. Uma grata surpresa encontrar esta matéria
Olá Renata, obrigado pelo comentário!
Por acaso você tem alguma foto de rosto dele para colocar na biografia e enriquecer o conteúdo? Pois não achei nenhuma foto dele, nem na internet e nem no acervo da Academia Cristã de Letras. Envie para heomini.ops@terra.com.br , obrigado! Helio